25/03/2024 às 21h24min - Atualizada em 25/03/2024 às 21h24min

Seis propriedades rurais de Campestre recebem o primeiro pagamento por práticas de preservação ambiental

Programa é exemplo de recompensa e incentivo à preservação

Vânia Marques
O programa abrange 150ha ao redor da nascente do Rio do Peixe, em Campestre.
Cuidar do meio ambiente é fundamental para a preservação da vida no planeta e, muitas vezes, a responsabilidade é mais cobrada dos produtores rurais, apesar da maioria já adotar práticas de preservação. Em Campestre, no Sul de Minas, um exemplo de como a sociedade, por meio do governo, pode recompensar produtores, remunerando atividades que contribuem para a proteção dos recursos naturais é o programa Águas da Formosa Colina de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) criado pela prefeitura, por intermédio do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

O PSA, que terá duração de 4 anos, realizou o primeiro pagamento para seis propriedades ao redor da nascente do Rio do Peixe, distribuindo um total de R$10.000,00, em uma área de aproximadamente 150 ha. O Rio do Peixe nasce no Município de Campestre e passa pelos Municípios de Botelhos, Cabo Verde e Divisa Nova antes de desaguar na represa de Furnas.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Carlos dos Reis Junior, o objetivo do programa é melhorar a qualidade e a quantidade das águas, da biodiversidade e o microclima na microrregião.
Gilberto explica que os produtores recebem uma pontuação por ações realizadas dentro dos 3 eixos principais do programa: Cobertura Florestal, Agricultura Sustentável e Saneamento Ambiental.
Para isso, devem:  garan tir que pelo menos 20% da propriedade seja mantida com sua vegetação original, incluindo florestas, de acordo com o CAR, manter cobertura florestal nativa acima de 25% da propriedade e estabelecer Reserva Particular do Patrimônio Natural de no mínimo 30% da área, adotar práticas de conservação do solo, como abatimento de erosão, sedimentação, uso adequado da água, tratamento de resíduos agrícolas e práticas agrícolas sustentáveis como agricultura orgânica e pastejo rotacionado. Nos critérios de saneamento ambiental, o tratamentos dos efluentes líquidos e adequada destinação dos resíduos sólidos e efluentes domésticos.


PRODUTORES
Neste primeiro ano do PSA, os seis produtores que seguiram os critérios e foram recompensados: Geraldo Sirley Franco, Inácio Machado Franco, Juliane Maria Franco, Lamartini Franco Muniz, Paulo Sérgio Pereira da Silva e Pedro Muniz Franco.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp