A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), inaugurou no sábado (8/2), em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, a primeira base descentralizada do Programa Cemig Agro, projeto que visa melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para produtores de 774 cidades do estado.
Com as bases, a Cemig espera reduzir significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e os períodos de interrupção de energia, evitando prejuízos a setores mais dependentes da energia elétrica, como produtores de leite e de proteínas, por exemplo.
Cemig Agro
Das 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia, 63 já estão em fase final de implementação ou início de operações (confira aqui a lista), como é o caso de Santa Juliana. O restante está em fase de identificação de imóveis com características compatíveis às requisições operacionais da base.
Cada equipe contará com uma equipe de três eletricistas, que terão à disposição um veículo 4x4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais, de forma ágil e eficiente. A primeira leva de utilitários foi entregue em janeiro. Para o funcionamento das bases, a Cemig contratou mais de 215 novos profissionais.
O vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, salientou o papel da companhia para contribuir com o agro. “Fico feliz de estar participando desse processo, que dá hoje ao Cemig Agro a importância e a responsabilidade de atender a grande potência do desenvolvimento de Minas e do Brasil”.
Canal direto
O Cemig Agro começou em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores e associações via telefone 0800 721 6600.