No final dos anos de 1800, o café começou a chegar nas terras de Andradas, trazido pelos italianos, e passou a fazer parte da paisagem ao lado das uvas de mesa que já eram cultivadas por lá. Hoje, cafezais, parreirais e oliveiras completam o cenário exuberante da majestosa cadeia de montanhas que cerca a cidade e a área rural, onde 2700 famílias produzem cerca de 15 mil toneladas de café por ano, vinho, azeite, frutas, hortaliças e rosas. O conjunto é perfeito para colocar Andradas no roteiro brasileiro de um turismo que cresce a cada dia, o rural. E esta é exatamente a intenção de uma iniciativa que terá início este ano, durante a realização do Andradas Café Festival, que acontecerá de 1 a 4 de maio.
Durante o lançamento do evento, no último dia 22, no Reduto Cafeteria, a Prefeita de Andradas, Margot Pioli, falou com a Folha Agrosul. “O Andradas Café Festival nasceu quando contratamos uma consultoria. A Amélia Queiroz e Ulisses Oliveira entenderam a importância da cafeicultura para nossa cidade, já que temos 2700 produtores envolvidos com a agricultura familiar e deram a ideia de integrar tudo isso, passeios, paisagens, turismo esportivo que já temos, produtos de excelente qualidade. Valorizar tudo isso que temos, para agregar valor à cafeicultura”.
A Gerente de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Andradas, Camila Barbosa, contou que nas primeiras edições, o foco do trabalho foi o café de origem e os produtores. “Agora, vamos levar o participante para fora, mostrar que além de ser origem de cafés de qualidade, Andradas tem muito mais a oferecer”, diz.“Já temos o turismo de aventura, as rotas do Caminho da Fé, cachoeiras e os nossos produtos de excelente qualidade e agora o foco é o turismo integrado com o café, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura, Erivelton Siqueira.
O primeiro roteiro turístico
O roteiro integrando o café com pontos turísticos já está pronto e contou com a experiência dos agentes de empresas de turismo que já atuam na cidade. Ele inclui visitas a vinícolas, propriedades produtoras de café e azeite, a culinária local e momentos de contemplação da natureza, como a Pedra do Pantano e o alto da Pedra da Cruz, situadas na Serra do Pau D'Alho. Tudo isso, somado com a beleza de todo o percurso e a receptividade calorosa.
Antes da primeira experiência turística que acontecerá na programação do 3° Andradas Café Festival, foi realizado uma visita piloto. Após participarem do lançamento da terceira edição do Andradas Café Festival, jornalistas e representantes da comunicação foram convidados para conhecer o roteiro e viver a experiência de sentir tudo o que Andradas tem a oferecer além do bom café.
A Folha Agrosul foi um dos representantes da imprensa convidados para percorrer o roteiro. Veja tudo sobre esse novo caminho turístico na matéria “Turismo de experiência na Região Vulcânica em Andradas”.
Participaram como parceiros dessa primeira visita:
@casageraldo
@pizzariatradicionalle
@tavernaandradas
@redutocafeteria
@worldadventuretur
@desbravar.turismo
@miranteofdreans
@vulcanicacoffee
@andradascafefestival
@hoteldelainn
@portodasasasparkhotel
@acafeg.andradas
@cafe_da_tamires
@andersonmartinscantor
@andradascafefestival
@regiaovulcanica