29/11/2022 às 11h56min - Atualizada em 29/11/2022 às 11h56min
Metodologia pioneira de avaliação sensorial do café solúvel foi lançada na Semana Internacional do Café
A novidade pioneira foi lançada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL
Vânia MArques
Folha Agrosul
Vânia Marques Para enfrentar a concorrência global, o setor de solúvel brasileiro vem incorporando novas tecnologias e ampliando sua capacidade de produção. Mais de 25 tipos de certificações internacionais atestam o processo de produção.
A novidade agora é a metodologia pioneira para avaliação da qualidade do solúvel, lançada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e divulgação pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil.
O consumidor vai poder identificar melhor as características sensoriais do solúvel e saber quais produtos são mais indicados para se consumir puro ou para misturas com outras bebidas, como o leite.
A metodologia, que começou a ser desenvolvida em 2019, avalia a qualidade pela intensidade dos atributos e não por pontuações. Com base nos principais atributos detectados pelos especialistas, foi desenvolvido um léxico sensorial para café solúvel, incluindo referências sensoriais para uma escala de intensidade de 0 a 5.
Os 15 atributos são: doçura, acidez, amadeirado, floral, herbáceo, amêndoas\castanhas, especiarias, frutado, achocolatado, mel, sabor residual\potência, adstringência, sabor de café extraído em excesso, amargor e corpo. A intensidade dos atributos é calculada por meio de um algoritmo.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, o objetivo não é dizer que um produto apresenta melhor qualidade que outro, porque este conceito é subjetivo.
Na verdade, o café solúvel ainda é visto como se fossem todos iguais. O protocolo de análise sensorial permitirá a diferenciação e agregação de valor e poderá criar condições para a adoção de um sistema global de avaliação e classificação dos cafés solúveis, já que poderá ser adotada pelas indústrias de solúvel em outros países.
O documento técnico (White Paper) sobre o Protocolo de Análise Sensorial do Café Solúvel foi lançado no primeiro dia da SIC – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, no dia 16.
Saiba mais:
www.abics.com.br