12/05/2023 às 15h17min - Atualizada em 12/05/2023 às 15h17min
AES Brasil realiza projeto de inclusão produtiva e geração de renda em Botelhos, Minas Gerais
Com foco na produção e venda de café em parceria com a ASSOFÉ, iniciativa contribui para o desenvolvimento local
AES Brasil
Foto: Vânia Marques A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, em parceria com o Instituto Meio, organização que tem como missão colaborar para uma sociedade mais justa, desenvolvendo oportunidades de trabalho e renda, de maneira digna e sustentável, está colocando em prática um projeto de inclusão produtiva e geração de renda com a comunidade de Palmeiral, distrito do município de Botelhos (MG).
O objetivo é trabalhar a cadeia produtiva da agricultura,fortalecendo a gestão e a produção de café, por meio da Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Palmeiral (ASSOFÉ). Após a realização de um diagnóstico local e oficinas com a comunidade do Distrito de Palmeiral, identificou-se que uma das capacidades dos grupos produtivos da região era o de atuar em parceria com os pequenos agricultores de café, visto o potencial de geração de renda local. A expectativa é atrair novos associados e aumentar a escala de venda dentro dos preceitos de comércio justo. Quando se trata de agricultura, a cidade de Botelhos e as vizinhas Caconde e Poços de Caldas são conhecidas pelos seus cafés tradicionais e especiais cultivados em área vulcânica.
"
Essa região é forte na produção cafeeira, por isso planejamos a ação de fortalecimento dessa cultura como meio de impulsionar a geração de renda para os pequenos agricultores. Nossos investimentos estão sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - os ODS - metas globais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU)", afirma Andrea Santoro, gerente de
Sustentabilidade da AES Brasil. Os próximos passos serão de capacitação e assistência técnica rural. Ao final, na etapa de conexões, será feita a articulação com outros atores locais. "A inclusão produtiva passa necessariamente pela conexão entre o público beneficiário, representantes do poder público, empresas e sociedade civil organizada, pois potencializam e dão escala aos projetos e propostas de apoio a grupos produtivos. Em Palmeiral, demonstramos como a valorização de uma atividade econômica pode beneficiar as dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas de um território", aponta Lars Diederichsen, presidente do Instituto Meio.
A iniciativa faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos junto às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.
Sobre a AES Brasil Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante
parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.
¹ Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína
* Sujeito a alteração em função de otimizações nos projetos