21/03/2024 às 18h51min - Atualizada em 21/03/2024 às 18h51min

Alta produtividade de leite está ligada à saúde gastrointestinal de vacas leiteiras

Os produtores devem estar sempre atentos e buscar estratégias que amenizem os impactos sobre a produtividade

Raphaela Candido
Texto Comunicação

Obter alta produtividade na pecuária leiteira é um desafio que envolve várias frentes. Proporcionar bem-estar aos animais é uma das prioridades e isso passa pela saúde gastrointestinal das vacas. “Um sistema digestivo saudável é fundamental para a absorção adequada de nutrientes e produção de leite com alta qualidade. Manter o bom desempenho produtivo é um grande desafio nas fazendas, especialmente diante dos fatores negativos que se acumulam no período próximo ao parto, incluindo redução no consumo de alimentos, mudanças na dieta, condições ambientais, interações sociais e doenças infecciosas. Esses fatores têm impacto direto na saúde e na qualidade intestinal das vacas, comprometendo a eficácia da barreira intestinal”, alerta Davi Brito de Araujo, gerente global da Selko, marca de aditivos alimentares da Trouw Nutrition.

Segundo Davi Brito, o comprometimento da barreira intestinal, também conhecido como leaky gut (síndrome do intestino permeável), ocorre quando as junções das células do revestimento do intestino (mucosa intestinal) se tornam mais permeáveis do que o normal, permitindo a passagem de bactérias e toxinas do lúmen intestinal para a corrente sanguínea. Como resultado, pode haver acionamento do sistema imune em virtude do quadro inflamatório, com gasto energético elevado para a vaca – provocando prejuízo à saúde e à performance do animal e, consequentemente, à rentabilidade do produtor.
 

 “O produto foi desenvolvido após anos de intensas pesquisas. Seu modo de ação patenteado e único reduz a permeabilidade intestinal e melhora a partição de energia, colaborando para o aumento da produção e da qualidade do leite”, destaca Gabriela Kimerling, coordenadora de negócios Feed Additives da Trouw Nutrition.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp