Acabam de ser definidos os temas para a próxima edição do Prêmio Fundação Bunge, que completa 70 anos em 2025. Neste ano, a iniciativa homenageará cientistas com atuação focada na emergência climática, a partir de dois temas: "gestão do risco climático na produção de alimentos" e "saberes e práticas dos povos tradicionais e sua importância para a conservação dos recursos naturais". As indicações poderão ser feitas até 30 de maio. A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge será realizada em setembro, na capital paulista.
"Acreditamos que, ao premiarmos pesquisadores que se dedicam a essas áreas, estimulamos o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas, ao mesmo tempo em que valorizamos a sabedoria de comunidades que há séculos vivem em harmonia com a natureza", destaca Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
Entidades científicas e universidades poderão indicar pesquisadores dentro das duas temáticas nas categorias "Vida e Obra", dedicada a homenagear estudiosos que já se tornaram referências em suas áreas de atuação, e "Juventude", que reconhece pesquisadores com até 35 anos de idade, como forma de estimular jovens profissionais a trilhar o caminho da pesquisa. No total, serão quatro laureados, dois por categoria. Os premiados em "Vida e Obra" receberão uma premiação em dinheiro no valor bruto de R$ 200 mil. Já os dois agraciados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil cada.
https://fundacaobunge.org.br/programas/premio-fundacao-bunge/