A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta para a safra 2024/2025 uma produção recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos, consolidando o Brasil como um dos maiores produtores do setor.
No sul de Minas Gerais, onde a safra de soja deverá ser colhida entre fevereiro e abril e a safrinha de milho, trigo e sorgo entre julho e setembro, é esperada safra recorde. O setor de armazenagem já se prepara para atender a demanda crescente.
É o caso da Agrobom, referência em armazenagem e comercialização de grãos, que está expandindo sua capacidade de infraestrutura no Sul de Minas. O investimento apoia o recorde da produção de grãos em 2025, com destaque para a soja, milho e trigo. Neste ano, o fenômeno climático La Niña, que favorece o Centro-Oeste e Sudeste, contribui para o aumento da produtividade na região.
Em Pratápolis/MG, a Agrobom inaugurou um novo silo que, pela primeira vez, receberá soja, ampliando a capacidade local em 33%, com 6,3 mil toneladas adicionais, alcançando 19 mil toneladas.
“Estamos ampliando nossa capacidade para oferecer uma solução segura e eficiente para o armazenamento de grãos, permitindo que os produtores comercializem no momento mais vantajoso e reduzam custos logísticos”, afirma Marco Castelli, diretor comercial da Agrobom.