09/06/2023 às 17h30min - Atualizada em 09/06/2023 às 17h30min

Girolando e CCPR assinam acordo de cooperação técnica

A raça corresponde atualmente por 80% do leite produzido no país

Megaleite
Exposição acontece no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, até dia 10 de junho Foto: Gabriel Moura


Acordo de cooperação técnica entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) foi assinado nesta sexta-feira, 9 de junho, durante a Megaleite 2023, exposição que acontece no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. 

O objetivo é disponibilizar aos cooperados tecnologias vinculadas ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), tais como as avaliações genéticas e genômicas. “Esse convênio abre inúmeras possibilidades para os nossos cooperados, como o registro genealógico dos animais, inseminação artificial com sêmen de touros provados da raça e a promoção do melhoramento genético. Futuramente, poderemos avançar ainda mais nos serviços disponíveis a todos”, assegura o presidente da CCPR Marcelo Candiotto. A cooperativa, que está completando 75 anos de existência, tem 25 mil cooperados e capta 90 milhões de litros de leite por mês.

Segundo o presidente da Girolando, Domício Arruda, o acordo favorecerá a pecuária leiteira do país como um todo. “Os animais dos cooperados passarão a ser registrados pela Girolando e gerarão dados para o programa de melhoramento, o que nos possibilitará fortalecer nosso banco de dados do PMGG”, destaca o presidente da entidade. O acordo ainda prevê o fomento do Girolando entre os cooperados da CCPR. A raça corresponde atualmente por 80% do leite produzido no país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp