06/07/2023 às 19h06min - Atualizada em 06/07/2023 às 19h06min

Casos de gripe aviária alertam para importância do tratamento da água em granjas e abatedouros

Produtos como o Dióxido de Cloro ganham destaque pelo alto poder desinfecção nestes locais

Foto: Divulgação
São Paulo, julho de 2023 – Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, chegou a 53 o número de focos de gripe aviária do subtipo H5N1 no Brasil e com a confirmação do primeiro caso em animal de criação (no Espírito Santo), a situação põe produtores em alerta e intensifica a busca por qualidade em processos como o tratamento da água ingerida pelos animais ou utilizada após o abate.

De acordo com o engenheiro de produção Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes, o tratamento da água utilizado nas granjas é importante para a saúde dos animais, e alguns produtos são mais eficazes, como o Dióxido de Cloro. “A água pode ser veículo de proliferação de diversas doenças originárias de fungos, vírus, bactérias e protozoários, e isso pode ser prejudicial à produção nas granjas. Por isso, o processo de desinfecção é fundamental”, explica.
 
“O uso de um desinfetante poderoso como o dióxido de cloro é muito importante para a segurança dessa água. Hoje, essa tecnologia é bastante utilizada no tratamento, no Brasil e no mundo todo, mas esse tipo de solução ainda precisa ser mais bem aproveitada na avicultura”, afirma o engenheiro.
 
Embora o dióxido de cloro venha ganhando protagonismo em alguns setores, muitas granjas ainda optam por utilizar o cloro tradicional, em pastilhas ou granulado. “O cloro é um bom desinfetante, mas não tem o mesmo poder de desinfecção do dióxido de cloro. Não consegue remover, por exemplo, o biofilme que está incrustado nas tubulações, principalmente as de dessedentação. Além disso, o dióxido de cloro previne que esse biofilme volte e seja ponto de acúmulo de salmonela, vilã das granjas e da avicultura brasileiras”.
 
Sobre os benefícios, a produtividade e a segurança alimentar são citadas como os principais para a cadeira de produção de aves. “Quando as aves têm acesso a uma água de qualidade, elas adoecem menos, se desenvolvem melhor, obtêm melhora no ganho de peso. Isso traz redução de custos e aumento de produtividade aos pequenos, médios e grandes produtores”, finaliza o gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp