09/04/2024 às 06h35min - Atualizada em 09/04/2024 às 06h35min

UPL e sustentabilidade - Empresa investe nos produtos biológicos e o Brasil é o principal mercado

"Novas soluções virão do segmento de produtos biológicos"

Vânia Marques
Road Show 2024 - A Folha Agrosul viajou com um grupo de jornalistas e comunicadores para visitar a sede da UPL
O agronegócio tem a missão de alimentar uma população que cresce e, ao mesmo tempo, exige alimentos saudáveis e com menos danos ambientais. O segmento de insumos vem respondendo com soluções para os produtores rurais para o manejo e controle de pragas e doenças nas lavouras. Com isso, o País que se tornou líder em produção de alimentos está também na liderança de tecnologias que garantem a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. O Brasil é hoje um dos principais mercados de produtos de controle como herbicidas, fungicidas, inseticidas, tratamento de sementes, nutrição, acaricida, entre outros, desenvolvidos a partir de enzimas, extratos de plantas ou de microrganismos, os chamados biológicos, um mercado que cresce cerca de 15%, frente ao crescimento mundial de 10%.  


Nos últimos anos, empresas multinacionais com forte presença no segmento de produtos convencionais estão investindo também nos produtos naturais. Um exemplo é a indiana UPL que está no topo das empresas que oferecem soluções para a agricultura, com atuação em 138 países. Em 2001, lançou a Natural Plant Protection–UPP, e os produtos biológicos já representam 60% do faturamento do grupo, que chegou no mercado brasileiro em 2010. Oferecendo um amplo portfólio, apresenta como missão “Mudar o jogo, fazer cada produto alimentar ser mais sustentável”.
A Folha Agrosul viajou com um grupo de jornalistas e comunicadores para visitar a sede da UPL, em Campinas–SP, onde o diretor de Negócios da UPP, Giuliano Scalabrin, falou sobre a missão da empresa e as perspectivas do segmento de naturais. Segundo Giuliano, o Brasil figura como o principal mercado para os produtos biológicos, justamente porque os “produtores brasileiros já possuem essa conscientização política e ambiental”.

 Na sua visão, a sustentabilidade é um tema que veio para ficar.É o que vai nos garantir a sobrevivência, a perpetuação da nossa espécie. Se a gente quer continuar vivendo no planeta, crescendo, se alimentando, a sustentabilidade é tema número 1”, disse em entrevista aos jornalistas e comunicadores do Road Show 2024.
Não é uma simples substituição-Fazendo uma análise sobre o futuro da agricultura, Giuliano Scalabrin acredita que as novas soluções virão de produtos naturais, mas não representam o fim dos produtos químicos. Para ele, a sustentabilidade depende do equilíbrio. “Acreditamos no manejo equilibrado. A agricultura precisa dos produtos químicos também. O equilíbrio é a melhor solução e é o que trará essa sustentabilidade”.
 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp