Foto: Lucas Coutinho/Agronews
Muito se fala sobre o agro e pouco se sabe sobre o agro. Uma das principais dificuldades do setor ainda é comunicar para a sociedade, a realidade vivida dentro das porteiras. Para isso, entre os dias 13 e 17 de março, 27 profissionais da comunicação percorreram mais de 2 mil Km, visitando fazendas, laboratórios, fábricas, um total de 10 empresas que atuam na cadeia de produção. O Road Show para Comunicadores e Influenciadores do Agro é uma iniciativa da
Texto Comunicação Corporativa e já envolveu mais de 400 profissionais, desde a sua criação, em 2004.
A
Folha Agrosul participou de algumas edições e esteve presente este ano, com os 12 veículos de comunicação convidados de 27 estados. Segundo o diretor da Texto Comunicação Corporativa, Altair Albuquerque,”
o objetivo é aproximar os profissionais de comunicação das empresas e entidades que ajudam a mover o agronegócio”. Momento de oportunidade – No roteiro percorrido, exemplos de alta tecnologia e profissionalismo mostraram o potencial da agropecuária brasileira, que precisa ser entendida como a grande oportunidade para o País. Afinal, em um cenário desafiador que exige aumento de produção, aliado à preservação de recursos naturais, o Brasil já assumiu a liderança e caminha para uma atividade cada vez mais sustentável.
“
Estamos prontos para todos os desafios que nos esperam. Com nossos programas de melhoramento genético, possibilitamos aos pecuaristas a oportunidade de produzir mais e melhor, em menor área, menor tempo e com excelentes resultados”, disse o presidente da Associação Brasileira Dos Criadores De Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, na abertura oficial da maior feira das raças zebuínas do mundo. A edição 2023 irá abordar carbono neutro, sustentabilidade e pecuária de precisão.
“Essa é uma discussão que precisa ser acesa agora”. O evento aconteceu no dia 13, na sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo e foi o primeiro compromisso do Road Show 23.
Veja as empresas visitadas e acompanhe como foram as visitas, na Folha Agrosul e no Canal Agrosul: MELHORAMENTO GENÉTICO Agro pecuária CFM – Maior produtora de touros Nelore CEIP do Brasil. A CFM foi pioneira na comercialização de reprodutores Nelore com 24 meses de idade e revolucionou a forma de comercialização. O programa de melhoramento da CFM tem o maior banco de dados individual de avaliação genética de Nelore do País.
Associação Brasileira de Inseminação Artificial – O investimento em genética traz resultados positivos em produtividade, ganho de peso, carcaça e rapidez na terminação, além de mais produção de leite. A inseminação artificial é uma grande aliada na eficiência dos animais e o mercado de sêmen cresceu 67% nos últimos 4 anos, de acordo com a Asbia.
ABS – Sediada em DeForest, Wisconsin (EUA), a ABS Global é líder mundial no fornecimento de genética bovina. Visitamos a Central da ABS, em Uberaba-MG.
Alta Genetics – Presente em mais de 90 países, a Alta possui nove centrais de coleta no mundo e é uma das empresas líderes global em inseminação artificial. Em Uberaba – MG, a Alta construiu a central de coleta, com capacidade para 500 touros. Veja como é o manejo dos animais, em um espaço projetado de maneira diferente, para dar mais conforto para os animais.
Genex – Com origem americana, a Genex foi pioneira na seleção de raças como o Angus (gado de corte) e Holandês (gado de leite). A empresa está no Brasil desde 2005, com sede em São Carlos – SP, e no ano passado inaugurou sua central de coleta de sêmen em Uberaba-MG.
Biotrop – O mercado de bioinsumos está crescendo em ritmo acelerado. Vamos construir o futuro da agricultura regenerativa, diz o CEO da Biotrop, Antônio Carlos Zem. Para ele, o Brasil será o principal País de produtos biológicos e a Biotrop já está exportando a tecnologia nacional. Empresa 100% brasileira, a Biotrop realiza um amplo trabalho de pesquisa sobre micro-organismos para o combate a insetos, fungos e nematoides, por exemplo.
Bio Oracle – É um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos e naturais da Biotrop, instalado na divisa dos municípios de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo.
NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL MCassab – O grupo é uma organização familiar nacional, de 94 anos, que possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição Animal é um dos maiores do País, atuando com ingredientes para a avicultura, suínos, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. Conheça a nova fábrica da MCassab, inaugurada em Jarinu-SP, com a melhor infraestrutura em equipamentos e automação e um sistema de armazenamento e logística diferenciados.
Trouw Nutrition – Em Mirassol SP, visitamos a unidade da Trouw Nutrition. De origem holandesa, a organização global de nutrição animal oferece soluções de nutrição e gerenciamento para produção para carne, ovos e leite de qualidade, em direção a um sistema agropecuário que usa a terra e os recursos de forma mais sustentável. A empresa apresentou o NutriOpt, que possibilita escanear, visualizar e exportar os resultados de testes de amostras de rações e matérias-primas, otimizando as formulações das dietas. Os resultados são recebidos no celular.
Vetoquinol – A Vetoquinol Saúde Animal iniciou 2023 com uma das indústrias veterinárias do mundo. Sua história começou há 9 décadas, como uma pequena farmácia, na França. Nessa região, Joseph Frechin produzia produtos para a saúde humana, para ajudar um amigo, comprou um estoque de oxiquinolina. Teve a ideia de usar o antisséptico para tratar animais e o sucesso foi batizado de vetoquinol. Atualmente, a companhia possui 10 fábricas em mais de 25 países do mundo, entre elas uma no Brasil, em Aparecida de Goiânia-GO.
Fazenda Colorado – Localizada em Araras-SP, a fazenda é a maior produtora de leite do Brasil, com 100 mil litros diários. A empresa é dona da marca Xandô, de leite tipo A. Conheça o manejo do rebanho e as instalações projetadas para o conforto dos animais.
O grupo de profissionais de comunicação do agro foi formado pelos seguintes veículos: - Santa Catarina: Programa Vale Agrícola
- Paraná: Portais Sou Agro e Minuto Rural
- São Paulo: Território da Carne e Revista Rural
- Minas Gerais: Portal do Agronegócio e Folha Agrosul
- Espírito Santo: Revista Negócio Rural, Rede Cultura de Televisão, Rede SIM, O Noticiário e Montanhas Capixabas
- Pará: Programa e Portal Conexão Rural
- Tocantins: Portal Norte Agropecuário e Canal Engenho
- Goiás: Portal Safra Agribusiness, Programa Morada no Campo e Podcast Agro&Prosa
- Mato Grosso do Sul: Jornal Agroin e Canal do Boi
- Mato Grosso: Programa Agro em Movimento e Portal Agronews
- Rondônia: Portal O Nortão e Revista Século