09/06/2023 às 17h58min - Atualizada em 09/06/2023 às 17h58min

Festival do Queijo Artesanal será em conjunto com a Megaleite 2023

A expectativa neste ano é que passem pelo evento mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias

Megaleite
Imagem: Gabriel Moura

A 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais está sendo realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Expominas, durante o Megaleite. Cerca de 40 expositores, de 12 regiões produtoras do estado, estão apresentando seus produtos, alguns deles premiados em competições nacionais e internacionais.

Os visitantes poderão conhecer e degustar variedades de queijos, além de produtos que harmonizam com a iguaria, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho. 
Durante o evento, em um espaço gastronômico, oito chefs mineiros irão apresentar pratos doces e salgados, tendo o queijo artesanal como um dos ingredientes. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do Festival. 

Realizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, o Festival do Queijo Artesanal de Minas visa valorizar a iguaria, promovendo a gastronomia local, fortalecendo a economia e o turismo regional. O evento também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a cultura, tradições e sabores de Minas Gerais. 
“O Festival do Queijo Minas Artesanal tem importância estratégica para a valorização do setor queijeiro do nosso estado. Somos responsáveis por 40% da produção nacional, atividade que gera renda e ocupação para milhares de famílias. E o Sistema Faemg Senar atua fortemente para o desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo, promovendo assistência técnica, gerencial e capacitação aos produtores rurais. O FQMA é uma oportunidade para mostrar todo o potencial mineiro de produzir queijos de qualidade nas nossas diversas regiões produtoras, fazendo uma conexão direta dos produtores com o público consumidor”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo. 

A expectativa neste ano é que passem pelo evento mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias.

VALORIZAÇÃO DOS QUEIJOS ARTESANAIS

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a profissionalização do processo produtivo, o reconhecimento das origens produtoras e eventos como esse festival têm valorizado cada vez mais os queijos artesanais de Minas, permitindo que os produtores se mobilizem e direcionem ações para a conquista de novos mercados. “O Sebrae Minas tem papel fundamental nesse trabalho, que começa na organização da base produtiva, fortalecendo as associações regionais de produtores, estimulando a melhoria da qualidade do queijo e a gestão das propriedades, além de contribuir para a ampliação das vendas desses produtos, conectando os produtores com os mercados compradores”, afirma Marcelo de Souza e Silva.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://folhaagrosul.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp